sábado, 22 de junho de 2013

       A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é o segundo templo religioso da Igreja Católica mais antigo da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, datando do início do século XVIII. Está localizada na Cidade Alta, mas já próxima à Ribeira. Foi tombada pelo Governo Estadual em 1988, quando foi também restaurada, ganhando novamente suas feições originais. Nela se celebra atualmente a missa segundo a forma extraordinária do rito católico romano, segundo o "Motu Proprio" Summorum Pontificum do Papa Bento XVI. Ao longo do período colonial, a Igreja Católica no Brasil esteve submetida ao governo português. Apesar disto, ela também se voltou aos escravos brasileiros, especialmente em estados comoBahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que possuíam maior número de negros escravizados, onde se proliferaram irmandades e igrejas consagradas à Nossa Senhora do Rosário, sua protetora. No Rio Grande do Norte, apesar da reduzida população de escravos, o mesmo padrão devocional se repetiu.



Feito por Vinícius Eliel


FORTALEZA DOS REIS MAGOS: o forte serviu como sede da administração da Capitania do Rio Grande, residência do Capitão-mor, Comando militar, Quartel de Tropas e refúgio dos moradores, Influenciando muito na história do Brasil. Na entrada, os visitantes são recebidos pela imagem dos Magos: Gaspar, Belquior e Baltasar, doada pelo José I de Portugal (rei de Portugal entre 1750 até 1777). O forte foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 —, no lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, pelo calendário católico. A construção demorou 30 anos. O forte foi construído sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido; foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.



                
Feito por Vinícius Eliel

domingo, 16 de junho de 2013

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é o segundo templo religioso da Igreja Católica mais antigo da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, datando do início do século XVIII. Está localizada na Cidade Alta, mas já próxima à Ribeira. Foi tombada pelo Governo Estadual em 1988, quando foi também restaurada, ganhando novamente suas feições originais. Nela se celebra atualmente a missa segundo a forma extraordinária do rito católico romano, segundo o "Motu Proprio" Summorum Pontificum do Papa Bento XVI. Ao longo do período colonial, a Igreja Católica no Brasil esteve submetida ao governo português. Apesar disto, ela também se voltou aos escravos brasileiros, especialmente em estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que possuíam maior número de negros escravizados, onde se proliferaram irmandades e igrejas consagradas à Nossa Senhora do Rosário, sua protetora. No Rio Grande do Norte, apesar da reduzida população de escravos, o mesmo padrão devocional se repetiu. Templo finalizado entre os anos de 1713-1714.

PARTE EXTERNA DA IGREJA


Feito por Jailton Queiroz

Fortaleza dos reis magos: A Fortaleza da Barra do Rio Grande, popularmente conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, localiza-se na praia do Forte, no bairro de Santos Reis, na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A Fortaleza foi o marco inicial da cidade — fundada em 25 de Dezembro de 1599 — no lado direito da barra do rio Potenji (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.

A Fortaleza dos Reis Magos possui várias armadilhas, pois era um ponto de defesa contra os invasores, por isso a sua estrutura com formato de estrela permitia que os portugueses visualizassem todos os lados para facilitar a proteção, em cada um desses lados tinha canhões, para entrar nesse ponto turístico é pago uma taxa de R$ 3,00 e funciona diariamente das 08 horas até as 16 horas.

FORMATO ESTRELAR DO FORTE

PARTE INTERNA DO FORTE
Feito por Jailton Queiroz