segunda-feira, 8 de julho de 2013

Uma história por trás da história

      Existe em Natal várias construções da época do colonialismo. O que nos leva a refletir o quanto temos á conhecer da nossa cidade. 
Dados históricos relatam sobre a construção da primeira igreja do nosso estado, conhecida como a Matriz de Nossa senhora da Apresentação. Ela foi construída na Rua Grande, atual Praça André de Albuquerque, onde ocorreu a missa comemorativa da fundação da cidade de Natal, em 1599. A data de fundação e a feição primitiva da capela não são conhecidas. Sabe-se que, após diversas obras de ampliação e melhoramentos, o templo foi inaugurado com a conclusão da torre, seguindo projeto original, em 1862. Esse importante monumento da arquitetura colonial religiosa potiguar, primeiro templo católico da cidade, foi tombado pelo Governo do Estado em 1992 e, após última restauração, devolvido à comunidade natalense, em agosto de 1995.


     Ao ser colocado fazer uma pesquisa sobre esses patrimônios, existentes em nossa cidade encontrei com a igreja do Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, uma igreja, pequena, simples não tão vista aos olhos da nossa população, mais de uma beleza contagiante; fazendo sentir a emoção de como estivéssemos voltando ao passado. Ela foi reaberta ao público para visitação a cerca de quatro anos. Ao chegar a capela fiquei encantado com uma paisagem linda do nosso rio Potengi  próximo ao porto, localizada em uma parte alta do centro da cidade, ela se apresenta de forma discreta, mais ao entrar, ficamos impressionados com a riqueza de detalhes da época colonial. 


       Muitos móveis ainda são dessa época, há uma imagem de Nossa Senhora dos Pretos que diz o Monsenhor Lucilo que o responsável pelas celebrações na mesma, ser a mais antiga de Natal. Ele faz essa afirmação baseado em Câmara Cascudo. segundo ele, o historiador assegura  que "em 2 de julho de 1714, a igreja já estava construída e a imagem de Nossa Senhora dos Pretos já estava no trono". Pelos dados de Câmara Cascudo, somente 39 anos depois a imagem de Nossa Senhora da apresentação foi encontrada nas águas do Rio Potengi. 
" A Igreja de Nossa senhora da apresentação é, realmente, a primeira igreja de Natal. Mas em construção
de alvenaria, no formato daquela época, a primeira é a do Rosário".
 A igreja foi construída por escravos. Pois eles eram impedidos de entrar na igreja matriz, podendo até ser enforcados, por ser considerada a igreja dos Ricos. Conta Monsenhor Lucilo que toda a faixa de terra, a partir da igreja do Rosário até o lugar onde hoje é a nossa Escola Salesiano São José, foi dada para ser o lugar da habitação dos escravos. Nessa faixa de terra  habitavam negros, congos e outros; arrancados de sua pátria, de suas tribos onde eram Reis e Rainhas para se tornarem escravos em Natal. 
E até hoje muitos deles estão enterrados em baixo da igreja. Ela é a unica em nosso estado que reza toda a missa em latim, onde      Os fiéis podem usar o paninho na cabeça como forma de respeito e a celebração é toda como nos tempos da época do colonialismo. No dia 2 de Julho ela comemora 300 anos.
Fiquei muito feliz em conhecer um pouco da história da minha cidade, espero que vocês gostem também, do que lhes relatei. 

      Meu Nome é Melvino de Jesus Neto e sou com muito orgulho: Um Natalense!...


Feito por Melvino Neto